Coordenações

Cláudia Regina Plens English version

Cláudia Regina Plens

Coordenação de Área - Ciências Humanas e Sociais (CHS I)

É Professora (Associada 2) de Arqueologia Histórica do Departamento de História, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), responsável pelo Laboratório de Estudos Arqueológicos (LEA/Unifesp). É também professora do Programa de Pós-Graduação em História da Unifesp e Criadora e Coordenadora do Curso de Especialização em Antropologia Forense e Direitos Humanos da Unifesp (responsável pela disciplina de Arqueologia Forense do curso de especialização).

Bacharel na Universidade Estácio de Sá (Unesa), fez mestrado e doutorado em Arqueologia na Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche na York University, no Canadá, e bolsa do Programa de Bolsas de Estudos de Nível Superior para a América Latina (Alban).

Atua em pesquisas sobre o período pré-colonial e histórico. Na Arqueologia pré-colonial trabalha sobretudo em pesquisas ligadas aos temas de Processo de Formação de sítios arqueológicos, Arqueologia da Alimentação (zooarqueologia e isótopos estáveis) e Bioarqueologia. No período histórico suas pesquisas estão relacionadas à Arqueologia do Colonialismo, pós-colonialismo, territorialidade, questões indígenas, Ditadura Militar e Ciências Forenses.

Atualmente é responsável por dois projetos financiados pelo Centro de Recursos Humanitários e Direitos Humanos da Academia Americana de Ciências Forenses e do Centro de Excelência em Tecnologia Forense do Instituto Nacional de Justiça e da RTI Internacional (Estados Unidos), pesquisadora líder de projeto financiado pelo edital internacional Trans-Atlantic Social Innovation Platform – International Research Collaboration (FAPESP) - em parceria com a University of Winnipeg, Canadá, e o Polish Institute of Sciences, Polônia.


Página atualizada em 27/06/2022 - Publicada em 27/06/2022