Eventos

Conferências FAPESP 60 Anos - 12ª Conferência: Materiais Quânticos


A noção de materiais quânticos surgiu recentemente como um novo conceito unificador nos diversos campos da ciência e da engenharia, da física da matéria condensada e de átomos frios até a ciência dos materiais e a computação quântica, passando por supercondutores não convencionais, férmions pesados, materiais 2D, metais de Weyl, isolantes topológicos etc.

Mas ainda existem desafios a serem superados como, por exemplo, na síntese e a funcionalização de materiais que apresentam características quânticas em dimensões macro e em temperaturas ambientes, de modo que conduzam a novas quebras de paradigma na inovação tecnológica.

Nessa Conferência FAPESP 60 anos, três especialistas tratarão dos desenvolvimentos mais recentes no campo do materiais quânticos, identificando desafios e oportunidades na tecnologia quântica.

Abertura
Marco Antonio Zago – Presidente do Conselho Superior da FAPESP

Moderador
Marcelo Knobel – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Conferencistas

Sergio Machado Rezende, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Professor Emérito de Física da Universidade Federal de Pernambuco, foi ministro da Ciência e Tecnologia (2005-2010). Tem se dedicado ao estudo de magnetismo e spintrônica.
Amir Ordacgi Caldeira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Professor titular da Unicamp, membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Tem experiência na área de física teórica, com ênfase em física da matéria condensada.
Adalberto Fazzio, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)
Físico da matéria condensada, foi diretor do IFUSP, Reitor da UFABC, diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM), presidente da Sociedade Brasileira de Física. Membro da Acadêmica Brasileira de Ciências (ABC) e diretor da Ilum Escola de Ciência. Suas pesquisas são voltadas para propriedades eletrônicas, estruturais e magnéticas de materiais.

INSCRIÇÕES

Envie sua pergunta para conferencias60anos@fapesp.br

As perguntas serão respondidas durante o evento.

Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos transmitidos on-line.

Acompanhe a agenda de celebração dos 60 anos da FAPESP: https://60anos.fapesp.br


Página atualizada em 30/06/2022 - Publicada em 30/06/2022