Portarias, editais e comunicados

Comunicado sobre criação de um Programa Especial de Bolsas de Iniciação Científica


Comunicado do Conselho Superior da FAPESP

O Conselho Superior da FAPESP autorizou as providências para a criação de um Programa Especial de Bolsas de Iniciação Científica ligadas às ações afirmativas promovidas pelas universidades para aumentar a inclusão social e racial. Esse programa especial terá duração de três anos.

Os responsáveis pelas bolsas serão coordenadores de CEPIDs, CPE/CPA, Projetos Temáticos e Jovens Pesquisadores (um bolsista por projeto). Cada coordenador poderá indicar como bolsista um estudante de graduação que tenha ingressado na universidade por meio de ação afirmativa. O tema da pesquisa deverá ser vinculado ao projeto do supervisor, permitindo um processo de avaliação simplificado.

As universidades paulistas que quiserem participar do programa deverão manifestar-se junto à FAPESP, oferecendo como parte da ação uma proposta de atividade complementar voltada para os alunos bolsistas visando a incentivar e fortalecer a capacidade de comunicação e de liderança.

Coordenadores de CEPIDs, CPE/A, de Projetos Temáticos e de Jovens Pesquisadores sediados em instituições que não têm curso de graduação poderão participar do programa, indicando como bolsista um aluno de uma das universidades paulistas que tenha ingressado por ação afirmativa.

O CTA providenciará a publicação de Edital especificando os detalhes do programa.