Coordenações

Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques English version

Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques

Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science

É Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Estadual Paulista-Unesp, 1994), Mestre em Engenharia Elétrica (Universidade de São Paulo-USP, 1996) e Doutora em Ciências (USP, 2001). É pesquisadora das áreas de Processamento Gráfico e Ciência de Dados, com ênfase em Processamento de Imagens e Sinais, Realidade Virtual, Visualização de Dados e Recuperação de dados multimídia por conteúdo.

Suas pesquisas têm sido direcionadas majoritariamente para a solução de problemas na área de saúde, envolvendo o desenvolvimento de técnicas para auxílio ao diagnóstico, monitoramento e reabilitação de pacientes considerando diversos campos de aplicação.

Atualmente é Professora titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, onde também coordena a implantação de ciência e dados abertos. Foi Diretora do Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo, pertencente à Superintendência de Tecnologia da Informação da USP. Atualmente é a responsável pelo Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (EGIDA) da USP.

Atua como orientadora de programas de Pós-graduação na área de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Faz parte de comitês editoriais, comitês de revisores e comitês de programa de vários periódicos e conferências de relevância em sua área de atuação. Organizou diversos eventos científicos nacionais e internacionais e participa ativamente das sociedades científicas de sua área. Possui uma vasta lista de publicações em veículos de impacto como resultados de suas pesquisas e orientações em nível de graduação e pós-graduação.


Página atualizada em 28/02/2023 - Publicada em 28/02/2023