Notícias

FAPESP participa de chamada para adaptação de comunidades às mudanças climáticas English version

Pesquisadores paulistas poderão formar consórcios com pesquisadores canadenses e representantes de um dos outros seis países que integram a iniciativa; propostas terão como base os riscos apontados pelo sexto relatório de avaliação do IPCC

Em parceria com o New Frontiers in Research Fund (NFRF), operado pelas principais agências de fomento à pesquisa científica do Canadá, a FAPESP participa da IIRC 2023 – Iniciativa Conjunta Internacional para Pesquisa em Adaptação e Mitigação de Mudanças Climáticas.

Trata-se de uma oportunidade para colaborações científicas internacionais e apoio à pesquisa que resulta da articulação entre financiadores de pesquisa do Brasil (por meio da FAPESP), Canadá, Alemanha, Noruega, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. O objetivo é alavancar a experiência internacional para enfrentar os desafios globais causados pelas mudanças climáticas.

A chamada apoiará projetos de pesquisa que proponham ações transformadoras e de resposta rápida em prol da mitigação e adaptação de comunidades, diante das consequências colocadas em marcha pelas mudanças sem precedentes no clima da Terra – como insegurança alimentar e os aumentos na incidência de doenças e na ocorrência de desastres naturais, que por sua vez os agudizam os conflitos humanos, deslocamentos e impactos na saúde.

Interessados devem propor pesquisas interdisciplinares e trans-setoriais que incidam em pelo menos dois dos oito principais riscos representativos delimitados no Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a saber: riscos para os sistemas socioecológicos costeiros de baixa altitude; para os ecossistemas terrestres e oceânicos; associados a infraestrutura física, redes e serviços críticos; à qualidade de vida; à saúde humana; à segurança alimentar; à segurança hídrica; e riscos à paz e à mobilidade humana. Juntos, compõem os mais de 130 riscos identificados pelo AR6.

A proposta deve ser elaborada em conjunto a partir de um consórcio internacional cujos pesquisadores responsáveis representem ao menos três países participantes da chamada – sendo que um deles deve ser elegível para submeter propostas ao NFRF. Também é obrigatório que o consórcio inclua membros provenientes de grupos vulneráveis.

Como o propósito da chamada é apoiar projetos que incentivem comunidades a aceitarem as mudanças comportamentais necessárias à implementação das transformações propostas, espera-se que os consórcios incluam um especialista em ciências sociais e/ou humanas capaz de integrar a dimensão comunitária que garantirá o desenvolvimento bem-sucedido de estratégias relacionadas à política, comunicação e envolvimento da comunidade.

A FAPESP apoiará os projetos nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (APR) e Auxílio Temático de até 3 anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, cabendo as demais normas e condições vigentes em cada um dos dois instrumentos. Aplicam-se também as regras de simultaneidade para até dois auxílios Temáticos ou dois APRs.

Pesquisadores paulistas devem consultar a FAPESP quanto a sua elegibilidade até 2 de junho. Serão aceitas propostas enviadas no período entre 7 de maio e 12 de setembro pelo Sistema SAGe, mesmo período para que o pesquisador canadense submeta a proposta pela plataforma da NFRF, o Convergence Portal. O pesquisador do Canadá deve realizar cadastro no SAGe para confirmar sua participação na proposta – por sua vez, o pesquisador paulista deve efetuar cadastro no Convergence Portal.

A chamada com orientações a pesquisadores paulistas está disponível em fapesp.br/15973. A chamada completa pode ser acessada em www.sshrc-crsh.gc.ca/funding-financement/nfrf-fnfr/international/2023/competition-concours-eng.aspx.