Chamadas em Colaboração

Chamada Conjunta de Propostas FAPESP/UFRO

Diretrizes para pesquisadores do estado de São Paulo


Data limite para submissão de propostas:

28 de julho de 2024

Forma de submissão:

FAPESP – pelo SAGE
UFRO – https://intranet.ufro.cl

Anúncio dos resultados:

Janeiro de 2025

Início dos projetos:

01 de março de 2025

Modalidade de apoio:

Auxílio à Pesquisa - Regular

Contato na FAPESP:

chamada-ufro@fapesp.br


1. Introdução

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Universidade de La Frontera (UFRO) anunciam esta Chamada de Propostas para seleção de projetos de pesquisa colaborativa entre pesquisadores de instituições do estado de São Paulo e do Chile. As propostas devem ter caráter multi e interdisciplinar, incluindo a formação de redes internacionais, além de parceiros paulistas e chilenos.

2. Objetivos

2.1. Fortalecer a pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento, por meio do financiamento de projetos de pesquisa de excelência voltados para a produção de conhecimento que seja disseminado à comunidade e permita sua vinculação com o meio.

2.2. Desenvolver atividades de pesquisa científica que resultem na publicação do conhecimento gerado em livros, Scopus e/ou Web of Science (WoS), estas últimas incluídas na coleção principal do maior fator de impacto e quartil possível.

2.3. Favorecer a criação de novas linhas de pesquisa e potencializar as existentes desenvolvidas tanto pela FAPESP quanto na Universidade de La Frontera, incluindo a formação de redes internacionais.

2.4. Incentivar a colaboração científica e o trabalho inter e transdisciplinar entre as instituições.

3. Serão elegíveis as propostas que abordarem os seguintes temas:

a) Crise climática, hídrica, humana e social

b) Cultura, Arte e Patrimônio

c) Educação universitária no século XXI

d) Novas tecnologias

e) Saúde e Bem-estar

4. Duração

4.1. A duração dos projetos será de 2 (dois) anos.

4.2. Todos os projetos deverão iniciar em 01 de março de 2025.

5. Considerações Gerais

5.1. Cada proposta deve contar com um Pesquisador Responsável (PR) no estado de São Paulo e um da Universidad de La Frontera.

5.2. FAPESP: O PR deve ter vínculo empregatício com uma Instituição de Pesquisa ou Ensino Superior sediada no estado de São Paulo, seja ela privada ou pública, e cumprir as normas de Auxílio à Pesquisa Regular, com as excepcionalidades descritas nesta Chamada referentes a duração e orçamento (item 4 e 6). Cada PR poderá submeter apenas uma proposta nesta Chamada.

5.3. UFRO: O PR deve ter contrato vigente como efetivo ou contratado, com um mínimo de 22 (vinte e duas) horas semanais. Não terão restrição de carga horária os profissionais da área da saúde que desempenham atividades docentes na Universidad de La Frontera. Não podem concorrer como PR ou Pesquisador Associado (PA) aqueles que tenham como única relação contratual com a Universidad de La Frontera uma designação Ad honorem e/ou estejam matriculados em algum programa de Pós-graduação ou Especialização da Universidad de La Frontera.

6. Orçamento

6.1. A FAPESP cobrirá os custos da equipe de pesquisa do estado de São Paulo segundo normas e orientações para Auxílio à Pesquisa Regular, para projetos de dois anos.

6.2. A UFRO financiará um montante máximo de $50.000.000 de pesos chilenos por projeto por dois anos. O valor máximo a ser solicitado no primeiro ano será de $25.000.000 de pesos chilenos. O orçamento deve constar na planilha disponível na Intranet, além do documento "Proyectos de Investigación FAPESP-UFRO", disponível em https://intranet.ufro.cl/.

7. Submissão da Proposta

7.1. A data limite para submissão de propostas é dia 28 de julho de 2024. Não serão aceitas propostas após a data limite de apresentação, e não serão aceitas adendos ou esclarecimentos, exceto aqueles solicitados explicita e formalmente pela FAPESP ou pela UFRO.

a) Após fechamento da Chamada, a FAPESP e a UFRO verificarão se as propostas foram submetidas a ambas. Se uma proposta for apresentada em apenas um país, será considerada não elegível. Propostas que não sigam as normas e não possuam os documentos solicitados pela FAPESP e pela UFRO serão devolvidas.

7.2. As propostas devem ser submetidas pelos Pesquisadores Responsáveis à suas instituições:

a) FAPESP: Pelo SAGe. O caminho específico para esta Chamada é: Nova Proposta Inicial > +Outras Linhas de Fomento > +Acordos de Cooperação > +UFRO - Universidad de La Frontera > +UFRO - Projeto de Pesquisa - Regular > +Chamada de Propostas (2024).

i. É necessário que o PR da UFRO esteja registrado no sistema SAGe e confirme sua participação na proposta. É altamente recomendável completar e enviar a proposta com antecedência e procurar ajuda com tempo, se necessário. Mais detalhes no Anexo ao final deste documento.

b) UFRO: Pelo site https://intranet.ufro.cl/ por meio da opção "INVESTIGACIÓN".

i. PRs com pendências com a Direção de Pesquisa da UFRO não poderão submeter propostas.

7.3. O projeto de pesquisa deve ser escrito em conjunto pelos PRs do estado de São Paulo e da UFRO, em uma única versão em inglês e com um máximo de 15 páginas, e deve conter:

a) Os desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los;

b) Cronograma e descrição clara da colaboração esperada (distribuição do trabalho por ano/parte e métodos de implementação);

c) Benefício adicional esperado como resultado da colaboração;

d) Descrição de como os resultados do projeto serão avaliados e divulgados;

e) Demonstração da participação no projeto de pesquisadores de instituições de pesquisa de territórios diferentes do estado de São Paulo e do Chile;

f) Referências bibliográficas.

7.4. Além dos documentos solicitados por cada agência deverá ser incluída, quando aplicável, uma carta dos sócios internacionais (Pesquisadores de Instituições de outros países) expressando sua participação na proposta com recursos próprios.

8. Análise e Seleção

8.1. Somente as propostas consideradas elegíveis irão para a análise de mérito e serão avaliadas de acordo com o processo descrito a seguir:

a) A FAPESP atuará como agência líder nesta Chamada, e as propostas serão revisadas por pares remotamente. A proposta será avaliada em relação ao projeto de pesquisa, ao histórico acadêmico dos PRs e ao orçamento solicitado, levando em consideração a significância e impacto da pesquisa, o design e viabilidade do projeto de pesquisa e a parceria de colaboração, entre outros;

b) Na sequência, um Painel de Avaliação fará sua recomendação;

c) As instituições associadas, FAPESP e UFRO, designarão um Comitê Gestor Conjunto, que avaliará as recomendações do Painel de Avaliação e determinará quais propostas serão recomendadas para financiamento.

9. Concessão

9.1. As propostas serão aprovadas de acordo com a disponibilidade orçamentária da FAPESP e da Direção de Pesquisa da UFRP.

9.2. O resultado da Chamada será divulgado a partir de janeiro de 2025.

9.3. Os PRs da UFRO devem solicitar avaliação pelo Comitê de Ética Científica. Para isso, deverão apresentar a Ata de Aprovação ou um Certificado emitido, indicando que não se aplica a emissão de uma Ata de aprovação, no prazo máximo de 10 dias úteis a partir da notificação de adjudicação. O PR da UFRO deverá enviar uma cópia do documento à Direção de Pesquisa dessa instituição.

9.4. Em caso de aprovação deverá ser assinado um Termo de Compromisso (ou "Acordo de Consórcio") entre a Instituição Sede do pesquisador no estado de São Paulo e a Universidad de La Frontera, que especificará como os direitos de propriedade intelectual, confidencialidade e publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições anfitriãs. Nem a UFRO nem a FAPESP fornecerão um formato específico para este acordo.

a) A apresentação do Termo de Compromisso não é obrigatória para a assinatura do Termo de Outorga. No entanto, as duas instituições financiadoras poderão solicitar a apresentação deste documento a qualquer momento.

9.5. Os PRs da UFRO deverão solicitar a avaliação do Comitê de Ética Científica. Para tal deverão apresentar o Registo de Homologação ou Certificado emitido, indicando que não se aplica a emissão de Registo de homologação, no prazo máximo de 10 dias úteis a contar da notificação da adjudicação. O PR da UFRO deverá enviar cópia do documento à Diretoria de Pesquisa da referida instituição.

10. Consultas

Para evitar contratempos que impeçam a apresentação, solicitamos que enviem suas consultas com antecedência, evitando fazê-lo próximo à data limite para a apresentação de propostas à Chamada.

FAPESP: Consultas específicas para a FAPESP - chamada-ufro@fapesp.br;

UFRO: Consultas específicas para a UFRO - concurso.diufro@ufrontera.cl.

Anexo – Instruções específicas sobre o uso do SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta e os demais pesquisadores da equipe (incluindo o parceiro no exterior) sejam cadastrados no sistema SAGe e confirmem sua participação na proposta. Recomendamos que isso seja feito com suficiente antecedência em relação à data limite de submissão.

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realizá-lo, acessando a página do sistema no endereço www.fapesp.br/sage, clicando em “Sem cadastro?” e preenchendo os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário. Após acessar o sistema, é necessário completar os dados cadastrais obrigatórios, marcados com “*”, em “Meus Dados” > “Alteração de Cadastro”.

(ii) Pesquisadores já cadastrados devem realizar o login no SAGe com sua identificação e senha usuais para acessar o sistema.

2. Na submissão, atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos os itens marcados com “*”. É necessário submeter a proposta ao final do preenchimento. Proposta salva não significa proposta submetida.

3. No caso de dúvidas, poderá utilizar o link “Manuais”, localizado na página inicial do SAGe, para acessar os “Manuais de Apoio aos Pesquisadores”. O sistema disponibiliza também versão em inglês com manuais para cadastramento de usuário e confirmação de participação em propostas.

IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente que o preenchimento da proposta no sistema seja realizado com bastante antecedência e que o pesquisador verifique periodicamente as pendências da proposta utilizando a opção “Validar” do SAGe. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida que a proposta for construída, permitindo que sejam tomadas, a tempo, as providências necessárias à submissão. Ao selecionar a opção “Validar”, o sistema SAGe apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta considerando os itens que foram inseridos. Em caso de dúvidas sobre a utilização do SAGe, além dos Manuais, a FAPESP disponibiliza ainda atendimento pelo serviço Converse com a FAPESP em https://fapesp.br/converse.


Página atualizada em 17/05/2024 - Publicada em 15/04/2024