Eventos
Escola Interdisciplinar FAPESP 2023 – Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina
Objetivos
Com base na experiência prévia da FAPESP com o programa “Escola São Paulo de Ciência Avançada” (espca.fapesp.br) e, a nível internacional, no “Lindau Nobel Laureate Meetings” (www.lindau-nobel.org), bem como no sucesso das Escolas FAPESP 60 Anos, a FAPESP realizará um evento presencial denominado Escola Interdisciplinar FAPESP 2023, Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina no período de 5 a 08 de novembro de 2023, com o objetivo de oferecer a bolsistas de pós-doutorado que atuam no país nas áreas de conhecimento acima mencionadas a oportunidade de:
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Conhecer e ter contato com a pesquisa desenvolvida por lideranças científicas do Brasil e do exterior em várias áreas do conhecimento;
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Conhecer suas trajetórias acadêmicas para entender melhor como suas linhas de pesquisa foram estabelecidas e quais são os grandes desafios em suas áreas de conhecimento;
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Debater seus trabalhos, apresentados em forma oral curta (pitch presentation) e em formato de pôsteres, a um conjunto de especialistas de suas áreas e de áreas correlatas;
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Interagir com os pesquisadores nacionais e estrangeiros, de modo a estabelecer laços profissionais duradouros.
Características
A Escola Interdisciplinar FAPESP 2023, Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina é voltada para pesquisadores em nível de pós-doutorado que atuam no Brasil nessas áreas do conhecimento. Em princípio, o evento será exclusivamente presencial e seguirá os protocolos sanitários do estado de São Paulo.
O idioma da Escola será o inglês. Não haverá tradução simultânea.
O propósito da Escola é:
1. oferecer a oportunidade a bolsistas de pós-doutorado, apoiados por agências brasileiras de financiamento, de conhecer a experiência acadêmica e profissional de pesquisadores e cientistas bem-sucedidos do Brasil e do exterior;
2. discutir os desafios, avanços e oportunidades nas áreas de Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina;
3. estimular o estabelecimento de colaborações e parcerias nacionais e internacionais.
A Escola terá duração de quatro dias e uma agenda de conferências de palestrantes convidados, sessões de apresentação e discussão de pôsteres, sessões de conversas informais, além de espaços de discussão de projetos de pesquisa visando o estabelecimento de futuras colaborações. Será mantido o formato das Escolas FAPESP 60 Anos, com uma inovação: a introdução de master classes com artistas-pesquisadores de reconhecimento internacional, que apresentarão seus trabalhos em artes para o público envolvido no evento.
A programação da Escola incluirá a participação de convidados do Brasil e exterior com destacada atuação em suas áreas de conhecimento (ver relação em “Convidados”). Os convidados, selecionados por comissão criada para este fim, apresentarão conferências sobre os mais significativos resultados de suas pesquisas. Também e irão interagir, de maneira informal, com os bolsistas participantes, em momentos de discussão previstos na programação dos eventos.
Comissão Científica
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Fernando Ferreira Costa (UNICAMP)
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Esther I. Hamburger (USP)
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Maria de Fátima M. Couto (UNICAMP)
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Carlos A. Joly (UNICAMP)
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Ciro Antônio Rosolem (UNESP)
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Oswaldo Baffa Filho (USP)
Participantes
A Escola Interdisciplinar FAPESP 2023, Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina contará com 60 participantes (pesquisadores de pós-doutorado), 6 conferencistas e 2 artistas-pesquisadores que irão ministrar master classes. Serão elegíveis para apoio da FAPESP bolsistas de pós-doutorado com bolsas vigentes, financiados por agências de fomento com atuação no Brasil, nas áreas do conhecimento de abrangência da Escola.
Data e local
A Escola Interdisciplinar FAPESP 2023, Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina será realizada de 5 a 8 de novembro de 2023 no hotel Almenat em Embu das Artes (https://www.hiltonhotels.com/pt_BR/brasil/almenat-embu-das-artes/).
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 28 de agosto a 30 de setembro de 2023 por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível na plataforma https://escolafapesp2023exatas.webeventos.tec.br/
Financiamento
A FAPESP arcará com os custos de transporte, de hospedagem em quarto duplo e de alimentação dos pesquisadores de pós-doutorado selecionados. O financiamento não implica qualquer vínculo institucional com a FAPESP ou remuneração em espécie. Cada participante deverá arcar com os custos de seguro saúde e outras despesas pessoais extras durante o período de realização da Escola. As despesas de viagem, previamente aprovadas, serão reembolsadas após o evento, mediante a entrega dos comprovantes.
Seleção dos participantes bolsistas
Os 60 participantes da Escola serão selecionados de forma aleatória, por sorteio eletrônico, respeitando-se os critérios de impessoalidade e de diversidade, e também levando em conta o local de residência do bolsista e sua vinculação com a FAPESP ou outras agências de fomento. A comissão buscará manter uma distribuição equilibrada entre bolsistas da FAPESP e de outras agências, bem como entre residentes no estado de São Paulo e de outras regiões do país.
O resultado da seleção dos participantes será divulgado no site do evento (https://escolafapesp2023exatas.webeventos.tec.br/ ) e não caberá recurso.
Preparação da proposta
Caberá ao candidato submeter uma proposta de participação na Escola, apresentando:
i. Uma declaração de interesse (01 página, Arial 12, espaçamento 1,5), justificando as razões pelas quais considera relevante a sua participação na Escola
ii. Link do Currículo Lattes atualizado
iii. Demonstração de vínculo institucional como bolsista de pós-doutorado
iv. Comprovante de proficiência em inglês, sendo aceito certificados de escolas de idiomas ou uma declaração do supervisor atestando a proficiência do candidato
v. Abstract do pôster a ser apresentado
Como será a análise?
Todas as propostas recebidas até o dia 30 de setembro de 2023 passarão pelas fases de habilitação e enquadramento. A habilitação confere os documentos submetidos; propostas com documentação incompleta serão devolvidas,podendo ser apresentadas novamente, desde que no prazo de submissão. O enquadramento examina se a proposta atende às exigências da chamada; propostas não enquadradas serão denegadas. As propostas habilitadas e enquadradas serão selecionadas de forma aleatória, por meio de sorteio por aplicativo eletrônico. A denegação não dá direito a recurso.
Palestrantes convidados(as)
Os seis palestrantes convidados foram selecionados pela comissão organizadora instituída pela Presidência da FAPESP e escolhidos de modo a contemplar diversos campos de conhecimento dentro da grande área “Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina” e com base na excelência de sua contribuição. Com vistas a estabelecer correspondências entre diferentes formas de fazer pesquisa, foram igualmente selecionados pela comissão organizadora dois artistas-pesquisadores, de diferentes áreas de atuação, para apresentar ao público seu trabalho.
1. Iscia Lopes Cendes - Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Conferência: Exploring the Cutting-Edge Omics Technologies: Revolutionizing Epilepsy Research
Minibio: A Dra. Iscia Lopes-Cendes é cientista médica, professora de Genética Médica e chefe do laboratório de Genética Molecular no Departamento de Genética Médica, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Medicina (1987) e residência médica em Pediatria (1990) pela Unicamp, Mestrado (1993) e Doutorado em Neurociências (1999) pela McGill University, Montreal, Canadá. É Livre Docente e Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (2009).
A Dra. Lopes-Cendes trabalha na área de neurogenética, mais especificamente no estudo de marcadores genéticos e fenotípicos de doenças neurológicas, como epilepsia, Huntington, ataxias espinocerebelares, paraplegia espástica familiar e derrame. Atualmente, suas pesquisas focam no estudo dos mecanismos moleculares por trás do desenvolvimento de doenças, buscando identificar melhores opções de tratamentos e prevenção. Nos últimos anos, seu laboratório utiliza técnicas genéticas modernas para responder a estas questões biológicas e clínicas. O laboratório é um centro de referência na América Latina em tecnologias de sequenciamento de nova geração, análises bioinformáticas de dados genômicos complexos e RNAs não-codificantes.
A Dra. Lopes-Cendes fez parte das comissões de genética da International League against Epilepsy e de neurogenética da American Academy of Neurology (AAN), e integra o subcomitê internacional da AAN. Recebeu diversas premiações por suas contribuições científicas e é membro eleita da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
A Dra. Lopes-Cendes é chefe da clínica de neurogenética do Hospital de Clínicas da Unicamp, tendo sido responsável por introduzir o primeiro teste clínico pré-sintomático para doenças neurodegenerativas de início tardio no Brasil. É também consultora científica em associações de auxílio a pacientes, como a Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas e a Associação Brasil Huntington.
2. Fabio Rubio Scarano, Professor Titular da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros (desde janeiro de 2023), uma parceria entre o Museu do Amanhã (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua desde 1993 como Professor Titular de Ecologia.
Conferência: The regeneration of GAIA
Minibio: Formado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (1986), é Ph.D. em Ecologia pela Universidade de St. Andrews, Escócia (1992). Realizou estágio pós-doutoral no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1992), é membro da Linnean Society of London (desde 1995) e foi Professor Visitante na Universidade Tecnológica de Darmstadt, Alemanha (2002) e na Universidade de Minnesota, EUA (2003). Foi Coordenador da Área de Ecologia e Meio Ambiente na CAPES/MEC (2005-2011) e Diretor de Pesquisas Científicas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2007-2009). Foi autor principal dos Painéis Brasileiro (PBMC; 2011-2014), e Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC; 2011-2014) e autor coordenador para o Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ambientais (IPBES; 2015-2018). Foi também cofundador e coordenador geral da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES; 2015-2019). Pertenceu ao quadro de líderes da ONG Conservation International, onde foi Diretor Executivo para o Brasil (2009-2011) e Vice-Presidente Sênior para as Américas (2011-2015) e foi Diretor Executivo da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (2015-2018). Recebeu dois Prêmios Jabuti de Literatura, na categoria de Ciências Naturais: o segundo lugar, em 2013, com o livro "Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural"; e o primeiro lugar, em 2015, com o livro "Mata Atlântica: Uma História do Futuro".
3. Ricardo Gazzinelli - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Conferência: The circadian cycle and immunometabolism in malaria
Minibio: Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pesquisador 1A do CNPq. Professor visitante da Universidade de Massachusetts (UMASS) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP- US), fez contribuições importantes na área de imunologia das doenças parasitárias. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas/MCTI, e tem contribuído para o desenvolvimento de vacinas contra as doenças negligenciadas, como leishmaniose, doença de Chagas, malária e, mais recentemente, COVID-19. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da The World Academy of Sciences (TWAS), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da American Association of Microbiology (ASM). Recebeu as seguintes distinções: Biotechnology Fellowship from Rockfeller Foundation (1995-1998); Prêmio FUNDEP, área ciências biomédicas (2002); fellowship da John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2004); prêmio Capes/Elsevier, área Bioquímica (2007); prêmio Marcos Mares-Guia da Fapemig/SESTEC (2009); Comendador (2007) e Grã-Cruz (2010) da Ordem de Mérito Científico; Orientador - Grande Prêmio de Teses Capes Ciências da Vida (2012), prêmio tese nas áreas Bioquímica (2012) e Medicina (2011 e 2017); Cátedra Capes/Harvard (2013-2014); Prêmio Confap Ciência, Tecnologia e Inovação, Categoria Ciências da Vida (2021), e Grande Medalha da Inconfidência (2022). Recebeu o Prêmio de Ciências Médicas (2009) da TWAS por estudos pioneiros sobre os mecanismos celulares e moleculares pelos quais os receptores da imunidade inata promovem a resistência e patogênese nas infecções com protozoários. Na área de desenvolvimento de vacinas, recebeu os prêmios Banco Santander-Universidade/Biotecnologia (2013) pela prova de conceito do uso de uma cepa do Trypanosoma cruzi atenuada como vetor de uma vacina contra melanoma; Péter Murányi/Saúde (2014 e 2023), respectivamente, pelo desenvolvimento da LeishTec, uma vacina recombinante comercial contra a leishmaniose visceral canina, e a SpiN-Tec, uma vacina para COVID-19; e Bunge/Ciências Biológicas, Ecologia e Saúde (2021), por suas contribuições na prevenção de doenças infecciosas. É co-fundador do Centro de Tecnologia de Vacinas (UFMG-Fiocruz) e Detechta Biotecnologia, S.A.
4. Robert Jeraj - - University of Wisconsin School of Medicine and Public Health.
Conferência: Artificial Intelligence in the Era of Precision Medicine
Minibio: Professor, Medical Physics and Human Oncology. Education: B.Sc., Physics, University of Ljubljana, Slovenia, Ph.D., Physics, University of Ljubljana, Slovenia. Research Interests: Tumor Heterogeneity and Treatment Resistance, Quantitative Imaging Biomarkers, Image Guidance for Precision Medicine, Modeling in Oncology and Neurology.
Professor in the Departments of Medical Physics, Human Oncology, Radiology and Biomedical Engineering at the University of Wisconsin-Madison. At the UW Carbone Cancer Center, coordinates the Imaging and Radiation Sciences program. He also directs the UW Carbone Cancer Center Translational Imaging Research program that oversees concept development, protocol design and implementation in trials incorporating novel anti-cancer therapies with imaging endpoints. In addition, he directs the Wisconsin Oncology Network of Imaging eXcellence (WONIX), a network, which conducts trials with advanced imaging endpoints through the State of Wisconsin. Jeraj has a broad background in medical physics, with extensive research experience in the use of molecular imaging for treatment assessment and use of novel imaging in drug development. He is a member of numerous committee positions within the AAPM, APS, ECOG-ACRIN and several other organizations. He also serves as a member of the Board of Commission on Accreditation of Medical Physics Education Programs (CAMPEP), a member of the External Advisory Board of the Metrology for Medical Physics Centre of the National Physics Laboratory (NPL), UK, and a member of the International Advisory Board of the National Research Center for Radiotherapy (DCCC Radiotherapy), Denmark. He has an extensive track-record in cancer-related clinical research, particularly development of novel imaging biomarkers through advanced image analytics and their deployment in multiple local, national (e.g., ECOG-ACRIN) and international (e.g., ANZUP) clinical trials.
5. Antony Watts - - Emeritus Professor of Biochemistry, University of Oxford, UK. Honorary
Conferência: The importance of water in membrane receptor function – Implications for optogenetics
Minibio: Research Associate, University of Oxford, (2020 – on).
Brief Resumé of Biophysics Research Activity: A highly multidisciplinary biophysical approach has been adopted in the study of proteins and lipids in model and natural membranes. This work has been in three productive phases, beginning with graduate work on thermodynamic studies of lipids in liposomal and model systems (Astbury Department of Biophysics, Leeds, 1972 - 1975), followed by post-doctoral research into structural and functional studies of the molecular specificity of lipid-protein in membranes (Max Plank Institute for Biophysics, Göttingen, Germany, 1976 - 1980). Since returning to an independent faculty position in Oxford (1980), new methodologies have been developed, initially around wide-line NMR (1980-2000) but then high resolution solid state NMR (1994-2009) for the study of biomolecular systems with specific application for resolving high resolution (sub-Å) structural and dynamic details of ligand- and drug-receptor interactions in the absence of other structural information (Watts, 2005, Nature Reviews Drug Discovery, 4, 555-568; invited review).
During this time, most biophysical methods have been employed, and resulting publications include the use of NMR, ESR, ultracentrifugation, diffraction/scattering (X-ray, XFELs, optical and neutron), differential scanning calorimetry, electron microscopy, CD, FRET, ATIR, membrane protein crystallizations, SPR, peptide synthesis and computational approaches, as well as molecular biology for expression, mutagenesis, in-gel fluorescence, PCR, fermentation, directed isotope labelling and novel membrane protein reconstitutions. The general approach is thus to address a system in a “hypothesis driven” approach aimed at understanding biology with a range of appropriate methods, rather than specialize in one method.
68 graduate students have been trained in the laboratory, and over 90 post-docs have been employed at various times – numerous sabbatical workers and collaborators have also been hosted.
6. Duilia de Mello - The Catholic University of America, Washington DC, USA
Conference: Galaxy evolution – using telescopes as time machines
Telescopes are time machines. Every photon that passes through their lenses, reaching their detectors and our eyes have traveled through the universe. Some of them come from really far, when the universe was really young. Even at the speed of light, they take billions of years to arrive here bringing information about the past. I use images of the deep universe taken with the Hubble Space telescope to study the past and to learn about the evolution of galaxies. In this presentation I will tell the story behind the deep images of the universe and how I joined the teams that are taking those images. I will start with the discovery of a supernova in the Atacama desert, how I joined the Starburst99 team and describe how I discovered stellar nurseries outside galaxies. In parallel to those discoveries, I will show the importance of mentoring and inspiring students. I will discuss how public outreach can transform people’s lives, bring more diversity to sciences and help us save the planet.
Minibio: Professor, Physics and Vice Provost for Global Strategies. Education: B.Sc. in Astronomy, UFRJ, M.Sc. in Space Science, INPE, M.Sc. in Physics, University of Alabama, Ph.D. in Astronomy, IAG-USP. Postdoctoral fellow, Cerro Tololo Interamerican Observatory, Chile, Postdoctoral fellow, National Observatory, Rio de Janeiro, Postdoctoral fellow, Hubble Space Telescope Science Institute, USA. Assistant Professor at Chalmers University of Technology, Sweden, Research Associate at NASA Goddard Space Flight Center.
Brief Resumé of Research Activity: Dr. de Mello’s area of research is galaxy evolution. She uses telescopes from the ground and from space to analyze galaxies’ properties. She works mostly with galaxies having intense star formation, or starbursts. Dr. de Mello is part of the team that uses the Hubble Space Telescope to take deep images of the universe. Their goal is to see galaxies several billions of light years away in order to understand how our own galaxy formed. She has discovered a supernova and is the principal investigator in the project that investigated star formation outside galaxies, or blue blobs. She is also part of the team that discovered the large spiral galaxy in the universe.
In 2013 Dr. de Mello was named one of the 10 Women Changing Brazil by Barnard College- Columbia University. In 2014 she was awarded the Professional of the year of the Brazil Diaspora in the field of Technology, Information and Communication by the Brazil Minister of State for Foreign Affairs. Also, in 2014 the Epoca magazine listed Dr. de Mello as one of 100 most influential persons of Brazil. In 2017 she was listed as one of the 17 women who made a difference by the UOL news. Tecmundo named her genius number 5 of Brazil in 2018 and in 2020 she was awarded the Order of Rio Branco, as Grand Master. In 2022 she was listed by Forbes Brazil magazine as one of the 50 people over 50 able to reinvent themselves. She is deeply committed to communicating and popularizing science and to inspire young women to consider careers in STEM fields through her project Woman of the Stars.
7. Masterclass 1- Joel Zito Araújo
Título: A ética do silêncio
Minibio: Premiado diretor e escritor, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, sua obra inclui o livro e o documentário A Negação do Brasil , que obteve os prêmios de melhor filme brasileiro e melhor pesquisa no Festival É Tudo Verdade 2001. Fez seu doutorado em Ciências da Comunicação na ECA/USP e pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Seus trabalhos incluem o longa ficcional As Filhas do Vento (2004), ganhador de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), e RAÇA (2013), selecionado para vários festivais, entre eles, o de Havana-Cuba, o FESPACO-África e o Toulouse-França. Fez a première mundial do seu último longa Meu Amigo Fela/My friend Fela no IFFR – International Film Festival Rotterdam; recebeu o prêmio Paul Robeson (melhor filme da Diáspora) no FESPACO / Burkina Faso, o Prêmio Especial do Júri Internacional do Festival É Tudo Verdade 2019 e os prêmios de melhor documentário do The 23rd edition of Ecrans Noirs Film Festival/Camarões e do The Pan African Film & Arts Festival 2020 / Los Angeles-USA. Seu mais recente longa ficcional, O Pai da Rita, baseado em uma música de Chico Buarque, fez sua première na Mostra Internacional de Cinema SP 2021 eno Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, tendo sido lançado nas salas de cinema em 19 de maio de 2022. Seu filme A Negação do Brasil , que teve apoio da FAPESP no trabalho de pesquisa, recebeu também o Prêmio Melhor Pesquisa do 6 o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2001. Seu documentário Eu, Mulher Negra (1994), realizado para o CEBRAP, teve roteiro desenvolvido junto ao núcleo População e Sociedade, liderado pela Profa. Dra. Elza Berquó.
Masterclass 2: Graziela Bortz -Título: Música e produção de conhecimento na universidade
Resumo: A discussão tratará da música como área de conhecimento, introduzida como corpo de saberes teóricos e práticos nas universidades do ocidente desde o século XIII, posteriormente relegando suas práticas aos conservatórios. A musicologia predominou nas universidades na Alemanha e Áustria, disseminando-se por outros países da Europa e EUA. A partir de uma de suas linhas de pesquisa, a musicologia sistemática, nasceu a cognição musical, cujas origens remetem também à psicologia da música, linha esta derivada, por sua vez, da psicologia experimental, e que deu origem às pesquisas interdisciplinares atuais que envolvem neurociência e música. Tais pesquisas sugerem que a prática musical é uma atividade altamente cognitiva, envolvendo o desenvolvimento de habilidades executivas quentes (associadas às emoções e tomadas de decisão) e frias (associadas à memória de trabalho e planejamento), coordenadas pelo córtex pré-frontal, e que favorece transferências distantes a outros domínios e construtos mentais.
Minibio: Graziela Bortz é professora livre docente de análise, teoria e percepção musical do Instituto de Artes da Unesp. Realizou pesquisas sobre o impacto do Programa Guri Santa Marcelina em estruturas cerebrais, habilidades cognitivas e sociais em crianças na Grande São Paulo, colaborando com pesquisadores das áreas de psiquiatria, psicologia, estatística e educação musical. Foi trompista (OSPA e Theatro Municipal de São Paulo), coordenadora pedagógica da Emesp-Tom Jobim e atualmente colabora como revisora do SIMCAM, Percepta, ANPPOM, Opus, Hodie, Psychology of Music, entre outros.
Estudantes Selecionados
Os estudantes selecionados deverão apresentar seus trabalhos em forma oral curta (pitch presentation) e em formato de pôsteres para discussão com um conjunto de especialistas de suas áreas e de áreas correlatas.
Cronograma
Divulgação da chamada |
29 de agosto de 2023 |
Data limite para inscrições |
05 de outubro de 2023 (23:59) |
Divulgação dos resultados |
a definir |