Notícias

FAPESP e Monash University apoiarão colaborações iniciais em saúde, focando em colaborações remotas English version

Novo programa visa estimular colaborações entre pesquisadores do estado de São Paulo e da instituição australiana


A FAPESP e a Monash University anunciam a abertura da primeira chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

A chamada representa o lançamento do programa FAMOUS (FAPESP–Monash University Collaboration Seed Program), que visa apoiar o estabelecimento de novas colaborações científicas em ciências da saúde entre pesquisadores da Monash University e do estado de São Paulo.

Serão apoiadas colaborações que possam ser incentivadas com o mínimo de viagens possíveis, principalmente utilizando meios virtuais para colaboração. O objetivo é fomentar ou fortalecer a colaboração científica entre grupos de pesquisa, gerando resultados preliminares que possam apoiar o desenvolvimento de projetos de longo prazo.

São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter proposta na chamada pesquisadores responsáveis ou principais de auxílios vigentes na FAPESP nas seguintes modalidades: Auxílio à Pesquisa – Regular; Auxilio à Pesquisa – Projeto Temático; Jovens Pesquisadores; Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs); e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID). O auxílio FAPESP deve estar vigente por pelo menos 6 meses a partir do início do novo projeto colaborativo com a Monash University.

Do lado australiano, os proponentes devem ser membros do corpo docente da Monash University: Teaching and Research, Research Focused ou Research Only da Faculdade de Ciências e Faculdade de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde.

Serão selecionadas até dez propostas. A FAPESP financiará em até R$ 150 mil e, a Monash University, em até A$ 25 mil por projeto de pesquisa apoiado na chamada.

As colaborações devem envolver parcerias equilibradas em termos de comprometimento e de esforços de pesquisa. As atividades poderão ter duração de até 24 meses. Propostas serão recebidas até 31 de março de 2022.

A chamada de propostas está publicada em: https://fapesp.br/15174.