Eventos

Transformação e Coprodução de Conhecimento para a Sustentabilidade


Durante o evento serão debatidos as potencialidades e os desafios da ciência da transformação a partir de experiências acadêmicas do contexto latino-americano.

Essa abordagem científica é fundada no paradigma da coprodução de conhecimento e visa fomentar novas formas de pensar e de agir que contribuam para a transição em direção à sustentabilidade.

Suas práticas e alcances dependem de contextos locais e regionais, da dinâmicas de financiamento e, em particular, da própria interação entre a ciência, a política e a sociedade. Refletir sobre esses aspectos é fundamental para impulsionar as práticas da ciência da transformação para a coprodução de conhecimento aplicado e para o enfrentamento das crises atuais e futuras.

Programação

14h00

Abertura
Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP
Jean Paul Metzger, Membro da Coordenação do Programa BIOTA-FAPESP

Moderadoras
Gabriela Marques Di Giulio e Simone Aparecida Vieira
Membros da Coordenação do BIOTA-FAPESP

14h10

Maria Carmen Lemos, Professora da School for Environment and Sustainability, University of Michigan (EUA)

Economista e Doutora em Ciência Política pelo MIT (Estados Unidos). É professora da School for Environment and Sustainability, University of Michigan (Estados Unidos). É co-diretora do GLISA, centro de pesquisa focado na coprodução de informação climática, e participou da produção do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-AR5). Suas pesquisas centram-se em adaptação às mudanças climáticas, coprodução de conhecimento e interações entre ciência, política e processos decisórios.

14h40
Lucas Garibaldi *, Diretor do Instituto de Investigaciones en Recursos Naturales, Agroecología y Desarrollo Rural (IRNAD) e Professor Associado da Universidad Nacional de Río Negro (SA-UNRN)

Engenheiro agrônomo e Doutor em Ciências Agropecuárias pela Facultad de Agronomía, Universidad de Buenos Aires (Argentina). É diretor do Instituto de Investigaciones en Recursos Naturales, Agroecología y Desarrollo Rural (IRNAD) e Professor Associado da Universidad Nacional de Río Negro (SA-UNRN). É co-chair do Transformative Change Assessment, IPBES. Suas pesquisas focam em transições produtivas sustentáveis, com ênfase na biodiversidade, produção de alimentos saudáveis e bem-estar físico, mental e social.
* a apresentação será em espanhol
15h10

Perguntas e Respostas

15h30

Encerramento

O evento será gravado e posteriormente, estará disponível no Canal da Agência FAPESP no YouTube

Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos on-line.

Saiba mais sobre o programa BIOTA FAPESP em: https://fapesp.br/biota/




Página atualizada em 26/10/2022 - Publicada em 14/10/2022