Notícias

FAPESP participa de chamada internacional em doenças não transmissíveis com foco em cidades English version

Novo edital da Global Alliance for Chronic Diseases apoiará projetos de pesquisa de implementação atuando sobre fatores que vulnerabilizam populações desfavorecidas, como rápida urbanização, desigualdade social e mudanças climáticas

A FAPESP anuncia a participação em uma chamada de propostas da Global Alliance for Chronic Diseases (GACD), associação que reúne agências de fomento à pesquisa de 73 países. Serão selecionadas propostas de pesquisa de implementação.

Os projetos devem ter como objetivo desenvolver estratégias para redução dos fatores de risco para doenças não transmissíveis (DNTs) em cidades em populações desfavorecidas globalmente, bem como das iniquidades de saúde relacionadas – no contexto desta chamada de financiamento, “cidades” incluem centros urbanos, assentamentos informais e favelas e áreas periurbanas.

O proponente deverá selecionar uma ou mais cidades onde a pesquisa será realizada, adaptando para o contexto das populações contempladas as premissas de intervenções baseadas em evidências; tais intervenções devem ser referência em estudos voltados à redução de riscos de DNTs em cidades e incidir em três temas: mudança comportamental, modificação do ambiente construído e melhora do acesso a serviços de prevenção primária e secundária.

Espera-se que os projetos forneçam a líderes municipais recomendações globais de políticas e práticas que promovam a saúde da população de forma equitativa e ambientalmente sustentável, ao mesmo tempo em que enfrentem os desafios da rápida urbanização, crescentes desigualdades sociais e mudanças de clima. A chamada está atrelada à consecução de um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: “reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis em um terço até 2030” (ODS 3.4).

É desejável, mas não obrigatório, que as propostas envolvam equipes internacionais, colaborativas, multidisciplinares e multiculturais, financiados por duas ou mais agências de fomento participantes da chamada. No momento, 10 agências de fomento têm participação confirmada na Chamada.

Embora apenas pesquisadores qualificados possam se inscrever para esta oportunidade de financiamento, a colaboração com as partes interessadas, como a comunidade e grupos de pacientes, formuladores de políticas locais, profissionais de saúde pública e clínica, ONGs e outros cujas organizações ou comunidades possam se beneficiar da pesquisa, é essencial. A GACD disponibiliza uma ferramenta para facilitar novas parcerias.

Participação da FAPESP com Projetos Temáticos

Pesquisadores interessados em participar da chamada devem consultar a FAPESP a respeito de sua elegibilidade antes de iniciar a elaboração do projeto. Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas. As regras de elegibilidade correspondem àquelas aplicadas para a modalidade Auxílio em Pesquisa – Projeto Temático. As consultas serão recebidas até 18 de maio de 2023.

A oportunidade está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no estado de São Paulo. Caso sejam formadas equipes internacionais, o pesquisador responsável da equipe estrangeira, financiado pela respectiva agência de fomento, deve se cadastrar como colaborador na proposta enviada pelo pesquisador do estado de São Paulo à FAPESP.

As diretrizes para participação de pesquisadores do Estado de São Paulo encontram se em fapesp.br/15936. O anúncio internacional da oportunidade está disponível em www.gacd.org/funding/current-call-for-applications/ncd-prevention-in-cities.

GACD

É a quinta vez que a FAPESP participa de uma chamada da GACD. Com sede em Londres, a associação reúne agências financiadoras de pesquisas em doenças crônicas não transmissíveis em diversos países. A aliança coordena e apoia atividades de pesquisa que enfoquem a prevenção e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis em escala global – que respondem por cerca de 60% das mortes em todo o mundo, segundo a organização – especialmente em países de baixa ou média renda e com populações mais vulneráveis.

Entre os membros da aliança que já confirmaram participação na chamada estão a FAPESP, o National Health and Medical Research Council da Australia, os Institutes of Health Research do Canadá, o Medical Research Council do Reino Unido, a Agência para Pesquisa Médica do Japão, a Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia e os National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos.