Convênios e acordos de cooperação

UNIÃO EUROPEIA (HORIZONTE 2020) English version

UNIÃO EUROPEIA (HORIZONTE 2020)

No âmbito da colaboração estimulada pela FAPESP e pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, pesquisadores sediados no Estado de São Paulo e pesquisadores europeus terão a possibilidade de interagir a fim de desenvolverem projetos de pesquisa colaborativos aproveitando da melhor forma as oportunidades oferecidas na Europa e em São Paulo para acesso ao conhecimento em nível de excelência mundial, acesso aos dados de pesquisas e conexão com redes científicas mundiais. Em cada caso, os valores a serem financiados nos projetos de pesquisa selecionados pela FAPESP e pelo programa Horizonte 2020 serão definidos por cada agência segundo seus próprios procedimentos. O término desta cooperação pode ser decidido unilateralmente por qualquer uma das partes.

Com base nessa carta de intenções, os pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa no Estado de São Paulo têm a oportunidade de colaborar com pesquisadores europeus no âmbito do programa H2020.

Para tanto, existem duas possibilidades:

1. Em fluxo contínuo, conforme instruções descritas em www.fapesp.br/9775.

Nesse caso, as chamadas H2020 estão publicadas em http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/h2020/index.html e indicam as possibilidades de co-financiamento para participantes de países não pertencentes à União Europeia.

O documento Cooperação Científica Brasil-União Europeia apresenta as chamadas do H2020 com data limite de submissão em dezembro de 2020 e abertas a pesquisadores brasileiros e separadas por área. Ao selecionar uma chamada, é possível verificar na seção "Topic conditions and documents", item "1. Eligible countries", o link para o "Online Manual" com orientações: "A number of non-EU/non-Associated Countries …..." Na página seguinte consta o link para o Brasil: "Available local support for H2020 participants from non-EU countries" - "Countries with co-funding by a region: Brazil"

No referido manual, há indicação da disponibilidade de co-financiamento junto à FAPESP no caso de pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa no Estado de São Paulo. Consulte as diretrizes com orientações para submeter sua proposta em colaboração: www.fapesp.br/9775.

2. Em Chamadas de Propostas bi ou multilaterais, especialmente elaboradas para parcerias entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Europa:

Mais informações sobre o acordo FAPESP-Horizonte 2020:

Projetos de pesquisa selecionados em chamadas conjuntas com a FAPESP


Página atualizada em 18/12/2020 - Publicada em 30/04/2015