Chamadas em Colaboração
Chamada Conjunta de Propostas FAPESP / Confap / WBI
*Nota: o prazo para submissão de propostas foi prorrogado de 12/07/2024 para 22/07/2024
*Important notice: the deadline for proposal submission was postponed from July 12 to July 22, 2024
Diretrizes para pesquisadores do estado de São Paulo
Data limite para submissão de propostas: 22 de julho de 2024
Forma de submissão: Eletrônica, em https://wbi.confap.org.br (CONFAP) e https://sage.fapesp.br (FAPESP)
Elegibilidade e revisão por pares: Julho-outubro de 2024
Painel de avaliação conjunto: Novembro de 2024
Anúncio dos resultados: Dezembro de 2024
Início dos projetos: Janeiro de 2025
Modalidade de Apoio: Auxílio à Mobilidade
Contato na FAPESP: chamada-wbi@fapesp.br
1) Introdução
A Wallonie-Bruxelles International (WBI), responsável pelas relações internacionais, é o instrumento de política internacional executado pela Valónia, pela Federação Valónia-Bruxelas e pela Comissão Comunitária Francesa da Região Bruxelas-Capital (COCOF) na Bélgica.
Para fomentar a colaboração científica entre pesquisadores de São Paulo, Brasil, e seus parceiros da WBI, a FAPESP, a convite do CONFAP, anuncia publicamente que receberá propostas no âmbito da Chamada CONFAP/WBI 2024.
O programa visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa cujas atividades poderão ter início a partir de 1º de janeiro de 2025 por no máximo dois anos. A duração do projeto deve ser a mesma em ambos os lados. A WBI possui orçamento próprio destinado a essa Chamada e a FAPESP irá equiparar o financiamento até o limite de R$50.000,00 por projeto, por ano, para projetos de 24 meses.
A Chamada completa está disponível em https://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2024/05/Chamada-CONFAP-WBI-%E2%80%93-Belgica-2024.pdf.
2) Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada
Esta Chamada visa apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica, principalmente nas seguintes áreas:
- Materiais circulares;
- Inovação em saúde;
- Inovações para produção e projetos ágeis e seguros;
- Sistemas de energia e ambientes sustentáveis;
- Gestão ambiental inovadora e cadeias agroalimentares;
- Aeronáutica e espaço;
- Tecnologias digitais;
- Amazônia.
3) Elegibilidade para submissão de proposta
A FAPESP considera elegíveis para submeter proposta nesta Chamada:
a) Pesquisadores Responsáveis por Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes, nas modalidades: Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Projeto Inicial (Pi), Projeto Geração, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA), Programa Ciência para o Desenvolvimento (PCD) – CCD e NPOP. Programa Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Pesquisadores Principais de Projetos Temáticos, CEPIDs, CPEs, CPAs e PITEs vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.
b) Nesta Chamada a FAPESP só aceitará a submissão de uma (1) proposta por pesquisador.
c) Respeitando o cronograma desta Chamada de Propostas, o início previsto da proposta desta Chamada deve ser, no mínimo, seis meses antes do término da vigência do projeto de pesquisa relacionado à proposta (30/06/2025).
d) A FAPESP poderá aceitar submissões nesta Chamada relacionadas a propostas de pesquisa que estejam em análise de mérito. Entretanto, caso a proposta ainda esteja em análise ou não tenha sido aprovada na época em que as propostas de mobilidade desta Chamada forem selecionadas, a proposta será cancelada.
4) Participantes elegíveis financiáveis
a) Para as atividades de intercâmbio no âmbito da presente Chamada são elegíveis os membros da equipe do Auxílio à Pesquisa vigente, desde que previamente definidos como:
a.1) Pesquisadores Responsáveis (PR) ou Principais (PP);
a.2) Pesquisadores Associados (PA) vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa no estado de São Paulo;
a.3) Bolsistas de Pós-Doutorado com Bolsa FAPESP vigente durante a missão de intercâmbio planejada:
(i) também serão aceitos bolsistas de Pós-Doutorado financiados por outra agência, mas somente se supervisionados pelo PR ou PP do Auxílio vigente e com a apresentação de excelente currículo acadêmico.
a.4) Bolsistas de Doutorado ou Doutorado Direto com Bolsa FAPESP vigente durante a missão de intercâmbio planejada:
(i) também serão aceitos doutorandos financiados por outra agência caso orientados pelo PR ou PP do Auxílio vigente e com a apresentação de excelente histórico acadêmico.
b) Serão considerados exclusivamente participantes que constem formalmente no processo de origem como membros da equipe aprovados pela FAPESP.
5) Financiamento e duração dos projetos
a) O financiamento máximo da FAPESP será equivalente a até R$50.000,00 por ano, para projetos de até no máximo dois anos de duração, para a mobilidade de pesquisadores, em acordo com as normas da FAPESP, e devem ser solicitados individualmente para cada pesquisador proposto e por missão:
a.1) Passagens Aéreas (https://fapesp.br/normaspc - item 3.4.1);
a.2) Seguro Viagem (https://fapesp.br/2921);
a.3) Diárias (https://fapesp.br/12042). Verificar na Portaria PR nº 35/2020 (https://fapesp.br/14018) as normas para utilização de diárias. Quando o período de permanência no exterior for inferior a trinta dias, poderão ser utilizadas no máximo 10 diárias para pesquisadores e no máximo sete diárias para bolsistas e demais membros da equipe. Somente poderá ser utilizado o valor de manutenção mensal conforme Tabela de Valores de Bolsas (BPE - https://fapesp.br/7797 e BEPE - https://fapesp.br/7798) se a permanência no exterior for por período igual ou superior a 30 dias.
b) É permitida a participação de pesquisadores de mais de um estado no mesmo projeto, sendo que cada FAP financiará seus pesquisadores, segundo suas regras e orçamentos, assim como a WBI os pesquisadores da Bélgica.
c) Os recursos deverão ser utilizados em atividades como intercâmbio de pesquisadores, visitas para planejamento de pesquisa, participação em workshops internacionais e atividades iniciais de coleta de dados, sempre visando a continuidade da pesquisa e a consolidação da colaboração.
6) Preparação e submissão de propostas
a) As propostas colaborativas (incluindo o formulário de submissão) devem ser escritas em inglês e ser submetidas pelo Pesquisador Responsável do estado de São Paulo à CONFAP utilizando a plataforma https://wbi.confap.org.br e à FAPESP pelo sistema SAGe (https://sage.fapesp.br).
a.1) O Pesquisador Responsável da Bélgica deve enviar as propostas de projeto para:
e-mail: Alexandre Gofflot a.gofflot@wbi.be
endereço: Wallonie Bruxelles International (WBI), Place Sainctelette 2, 1080 Bruxelas
b) A data limite para submissão de propostas é 22 de julho de 2024 (23h59). Nenhuma proposta será recebida após a data limite de submissão, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos, a não ser aqueles explícita e formalmente solicitados. As propostas recebidas fora do prazo ou que não estejam em conformidade com as especificações declaradas nesta Chamada serão consideradas inelegíveis.
c) O caminho específico para esta Chamada no SAGe é: Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação> + WBI - Wallonie-Bruxelles International > + WBI - Projeto de Pesquisa - Mobilidade > + Chamada de Propostas (2024).
e) Passado o prazo de submissão, será verificado se as propostas foram submetidas simultaneamente à CONFAP, à FAPESP e à WBI. Se uma proposta foi submetida apenas em uma instituição e/ou for recebida após o prazo, será declarada inelegível.
f) Os candidatos devem estar cientes de que as Agências podem devolver as propostas que não atendam às normas e regulamentos descritos nestas orientações.
7) Avaliação da proposta
a) As propostas submetidas serão avaliadas tanto pela WBI quanto pela FAPESP, que seguirão os respectivos procedimentospadrão para análise e seleção de propostas de pesquisa.
b) Um Comitê Gestor composto por representantes designados pela WBI e pela FAPESP determinará em conjunto quais propostas serão recomendadas para financiamento.
c) A metodologia de análise e seleção não contempla solicitações de reconsideração as quais, portanto, não serão aceitas.
8) Ferramenta de apoio à formação de rede de pesquisa (matchmaking)
Pesquisadores estrangeiros interessados em encontrar parceiros no estado de São Paulo podem utilizar a Biblioteca Virtual da FAPESP (www.bv.fapesp.br/en/), que possui interface para entrar em contato com pesquisadores financiados pela FAPESP, enviando-lhes uma mensagem. Assim, é possível buscar informações sobre Auxílios e Bolsas concedidos pela FAPESP, incluindo resumos, bem como o nome dos pesquisadores participantes e suas instituições.
9) Contato
Questões relacionadas à esta Chamada de Propostas devem ser direcionadas para chamada-wbi@fapesp.br.