Chamadas de Propostas
Chamada Especial de Propostas 2024 - FAPESP – IJC
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Instituto Jô Clemente (IJC) anunciam a oportunidade de financiamento para pesquisadores do estado de São Paulo.
O IJC é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Com pioneirismo e inovação atua na Inclusão Social, Profissional e Educacional. Além disso, atua na promoção e Defesa dos Direitos das pessoas com deficiência e dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas.
1. Informações Gerais
A FAPESP e o IJC convidam pesquisadores com interesse na linha temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA) sindrômico e não sindrômico a apresentarem suas propostas de pesquisa nas modalidades de apoio: 1. Auxílio à Pesquisa Regular (APR); 2. Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração; e 3. Auxílio à Pesquisa – Projeto Inicial (PI).
Propostas que em sua idealização promovam a inclusão de pessoas com TEA e/ou Deficiência Intelectual, sejam como pesquisadores (Pesquisador Inclusivo) e/ou membros participantes das comunidades interessadas (Participante), serão consideradas um diferencial no processo de avaliação das pré-propostas analisadas pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do IJC (CEPI-IJC). Além disso, o CEPI-IJC atuará como gestor de governança dos projetos aprovados em parceria com a FAPESP.
Compreendemos que as propostas submetidas poderão ser desenvolvidas tanto no IJC, quanto nas instituições às quais os pesquisadores estejam vinculados, conforme a infraestrutura necessária para a execução da proposta aprovada.
Para o presente edital, de acordo com convênio firmado entre as duas Instituições, a FAPESP aprovará até duas propostas por modalidade de financiamento. Caso a quota destinada a cada modalidade de apoio não seja atingida, ela poderá ser alocada em outra modalidade no processo de seleção.
A FAPESP e o IJC realizarão um workshop online para esclarecimentos sobre a Chamada e as modalidades de apoio no dia 04 de fevereiro de 2025 às 09:30.
2. Modalidades de apoio oferecidas nesta Chamada
2.1. Auxílio à Pesquisa Regular (APR): O Auxílio à Pesquisa Regular (APR) destina-se a apoiar projetos de pesquisa a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular, que possua vínculo empregatício com a Instituição de pesquisa no estado de São Paulo, pública ou privada, proposta para sediar o projeto.
A FAPESP espera relevante dedicação do Pesquisador Responsável às atividades de pesquisa de um Auxílio à Pesquisa Regular. Por este motivo, somente em condições excepcionais e muito bem justificadas serão concedidos APRs cuja data de início de vigência seja anterior ao final da vigência de outro APR sob responsabilidade do mesmo Pesquisador.
Para a concessão do Auxílio será analisada a importância da contribuição pretendida para a área de conhecimento em que o projeto se insere e a adequação do montante de recursos solicitados, entre outros componentes da proposta.
Apenas em condições excepcionais e muito bem justificadas poderão ser aprovadas propostas com orçamento total superior a R$ 600 mil, excluindo-se os valores de Reserva Técnica (Benefícios Complementares e Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto) e Reserva Técnica Institucional. Mais informações disponíveis em fapesp.br/apr.
2.2. Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração: Jovens cientistas com título de Doutor e trajetória de pesquisa de excelência após o doutoramento podem inscrever-se nesta Chamada, conforme normas da FAPESP relativas ao Projeto Geração (PG), disponíveis em fapesp.br/projetogeracao. Os projetos de pesquisa devem ser cientificamente sólidos, visando real impacto na área de interesse da Chamada.
Com o Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração, a FAPESP oferece condições diferenciadas de financiamento de médio prazo para apoiar pesquisadores a iniciarem uma sólida carreira científica. Tendo em vista que o Auxílio Projeto Geração se destina a pesquisadores sem vínculo empregatício, também é oferecida uma Bolsa Projeto Geração para manutenção do Pesquisador Responsável, que deve ter dedicação exclusiva ao desenvolvimento do projeto.
2.2.1. Requisitos: O proponente deve possuir graduação, obtida há menos de 11 (onze) anos e título de doutor obtido há menos de 6 (seis) anos até a data limite de submissão da proposta. As referências ao pesquisador ter “vínculo empregatício” ou “ser contratado pela Instituição” constantes deste edital englobam qualquer relação de trabalho, mesmo que não submetida à Consolidação das Leis do Trabalho, e ainda que pautada por ato jurídico não contratual. Neste sentindo o pesquisador deverá se associar ao Instituto Jô Clemente, Instituição-sede para realização da pesquisa por meio de assinatura de Acordo entre IJC e o pesquisador [link do documento]
2.2.2. Itens financiáveis no âmbito do Projeto Geração da FAPESP: devem ser considerados os itens descritos no item 9 da Chamada de Propostas - Auxílio à Pesquisa Projeto Geração 2024, disponível em: fapesp.br/17125.
O orçamento do projeto de pesquisa apresentado à FAPESP deverá ser detalhado e cada item justificado especificamente em termos dos objetivos do projeto proposto. Recomenda-se a leitura das Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas, disponíveis em fapesp.br/normaspc. Os itens financiáveis incluem os componentes descritos a seguir.
Custeio do projeto de pesquisa
a) Material Permanente adquirido no país e importado;
b) Material de Consumo adquirido no país e importado;
c) Serviços de Terceiros contratados no país e no exterior;
c.1) Quando a solicitação incluir custos para pagamento de serviços de terceiros de pessoa jurídica na Instituição Sede do projeto ou em Instituições de Pesquisa Parceiras, a justificativa deste serviço deve ser detalhada e discriminada, incluindo a composição do custo do serviço solicitado em material de consumo, pessoal e outros custos. Todos os custos de pessoal devem ser arcados pela respectiva Instituição. O custo do serviço solicitado será analisado, considerando-se inclusive a compatibilidade com outros fornecedores de serviços similares.
d) Despesas de Transporte e Diárias para atividades diretamente ligadas à realização da pesquisa proposta, inclusive para vinda de Pesquisadores Visitantes;
e) Bolsas como Item Orçamentário (BCO): As Bolsas poderão ser implementadas durante toda a vigência do projeto. Os bolsistas poderão ser selecionados pelo pesquisador. Quotas de Bolsas poderão ser remanejadas durante a vigência do projeto, desde que plenamente justificadas, dentre as modalidades previstas na Chamada e dentro dos recursos financeiros aprovados neste item orçamentário. O remanejamento de quotas BCO depende da submissão e da aprovação de SM (solicitação de mudança) de Alteração de Orçamento. Somente o Pesquisador Responsável poderá atuar como orientador das Bolsas solicitadas no projeto.
e.1) Iniciação Científica, conforme normas descritas em fapesp.br/4729. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
e.2) Mestrado, conforme normas descritas em fapesp.br/8685. O estudante indicado deve estar matriculado em programa de pós-graduação da Instituição Sede do processo.
e.3) Doutorado e Doutorado Direto, conforme normas descritas em fapesp.br/bolsas/dr e fapesp.br/5315. O estudante indicado deve estar matriculado em programa de pós-graduação da Instituição Sede do processo.
e.4) Pós-Doutorado, conforme normas descritas em fapesp.br/15369.
e.4.1) No caso de Bolsas de Pós-Doutorado concedidas como item do orçamento do projeto o processo seletivo deve obrigatoriamente ser internacional e deverá ser documentado no momento da implementação de cada Bolsa.
e.4.2) Caso não sejam apresentados, no momento da indicação do bolsista, os documentos que comprovem a realização de processo seletivo público e internacional, a Bolsa não será concedida pela FAPESP.
e.5) Jornalismo Científico (JC), conforme normas descritas em fapesp.br/9826.
e.6) Ensino Público (EP), conforme normas descritas em fapesp.br/9827.
e.7) Treinamento Técnico e Participação em Curso, conforme normas descritas em fapesp.br/bolsas/tt.
e.8) Bolsa Projeto Geração (deve obrigatoriamente constar do orçamento, pois o Auxílio requer dedicação exclusiva de pesquisadores sem vínculo empregatício).
Reserva Técnica
a) A Reserva Técnica é composta de duas parcelas:
a.1) Benefícios Complementares;
a.2) Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto.
b) As Normas para Uso dos Recursos de Reserva Técnica estão disponíveis em fapesp.br/rt.
c) Além da Reserva Técnica de Auxílios, também será concedida a Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa (RTI), conforme normas descritas em fapesp.br/rti.
d) Os Benefícios Complementares deste Auxílio estão limitados ao valor anual definido para o Auxílio à Pesquisa Regular em fapesp.br/7639.
Itens não financiáveis
Não são financiáveis salários de qualquer natureza, serviços de terceiros que não de natureza técnica e eventual, construções civis que redundem em aumento de área construída e materiais e serviços administrativos.
Outras vedações à utilização dos recursos concedidos pela FAPESP estão especificadas nas Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas, disponíveis em fapesp.br/normaspc .
2.2.3. Cessão da Base de Dados:Os dados obtidos como resultados da pesquisa financiada no âmbito desta Chamada serão de propriedade do Instituto Jô Clemente e deverão ser transferidos num prazo de até 3 (três) meses antes da entrega do relatório final.
2.2.4. Duração: O Auxílio à Pesquisa - Projeto Geração poderá ter duração de até 60 meses, com a possibilidade de prorrogação por até 12 meses adicionais, em condições excepcionais e com justificativa aceita pela FAPESP.
2.3. Auxílio à Pesquisa – Projeto Inicial (Pi): Pesquisadores com título de Doutor e trajetória de pesquisa de excelência após o doutoramento podem inscrever-se nesta Chamada, atendendo às mesmas normas relativas à Chamada 2021 para o Projeto Inicial (Pi), disponíveis em fapesp.br/projetoinicialpi. Os projetos de pesquisa devem ser cientificamente sólidos, visando real impacto na área de interesse da Chamada.
Com o Auxílio Pi, a FAPESP oferece condições diferenciadas de financiamento de médio prazo para apoiar pesquisadores a estabelecerem uma carreira sólida. O financiamento da FAPESP deve permitir o desenvolvimento de um projeto audacioso de pesquisa integrado a iniciativas de ensino e de orientação de estudantes de pós-graduação e de graduação em temas diretamente ligados à pesquisa proposta.
2.3.1. Requisitos: O proponente deve possuir título de doutor ou qualificação equivalente, obtido há menos de 12 anos da data limite de submissão da proposta. O pesquisador deverá possuir vínculo empregatício com uma instituição de pesquisa do estado de São Paulo há menos de 8 anos. Além disso, deverá se associar ao Instituto Jô Clemente como a principal instituição colaboradora para a execução da pesquisa por meio de assinatura de Acordo entre IJC e o pesquisador [link do documento].
2.3.2. Itens financiáveis no âmbito do Projeto Inicial da FAPESP: devem ser considerados os itens descritos no item 9 da Chamada de Propostas - Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial (PI), disponível em: fapesp.br/projetoinicialpi.
O orçamento do projeto de pesquisa apresentado à FAPESP deverá ser detalhado e cada item justificado especificamente em termos dos objetivos do projeto proposto. Recomenda-se a leitura das Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas, disponíveis em fapesp.br/normaspc. Os itens financiáveis incluem os componentes descritos a seguir.
Custeio do projeto de pesquisa
a) Material permanente adquirido no país e importado;
a.1) Equipamento Multiusuário: somente em condições extraordinárias e muito bem justificadas a FAPESP considerará solicitações para aquisição de equipamento de grande porte do tipo Equipamento Multiusuário (EMU). Após análise das justificativas e havendo recomendação para concessão de equipamento considerado multiusuário, o Pesquisador Responsável será instruído a abrir novo processo FAPESP, na modalidade EMU, para a implementação da concessão do equipamento. As normas e procedimentos para essa submissão encontram-se em fapesp.br/11195.
b) Material de consumo adquirido no país e importado;
c) Serviços de Terceiros contratados no país e no exterior;
c.1) Quando a solicitação incluir custos para pagamento de serviços de terceiros de pessoa jurídica na Instituição Sede do projeto ou em Instituições de Pesquisa Parceiras, a justificativa deste serviço deve ser detalhada e discriminada, incluindo a composição do custo do serviço solicitado em material de consumo, pessoal e outros custos. Todos os custos de pessoal devem ser arcados pela respectiva Instituição. O custo do serviço solicitado será analisado, considerando-se inclusive a compatibilidade com outros fornecedores de serviços similares.
d) Despesas de Transporte e Diárias para atividades diretamente ligadas à realização da pesquisa proposta, inclusive para vinda de Pesquisadores Visitantes;
e) Bolsas como item orçamentário:
e.1) Iniciação Científica, conforme normas descritas em fapesp.br/4729. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
e.2) Mestrado, conforme normas descritas em fapesp.br/8685. O estudante indicado deve ter sido aceito no programa de pós-graduação da Instituição Sede do processo.
e.3) Doutorado e Doutorado Direto, conforme normas descritas em fapesp.br/bolsas/dr e fapesp.br/5315. O estudante indicado deve ter sido aceito no programa de pós-graduação da Instituição Sede do processo.
e.4) Jornalismo Científico (JC), conforme normas descritas em fapesp.br/9826.
e.5) Ensino Público (EP), conforme normas descritas em fapesp.br/9827.
e.6) Treinamento Técnico e Participação em Curso, conforme normas descritas em fapesp.br/bolsas/tt.
Reserva Técnica
a) A Reserva Técnica é composta de duas parcelas:
a.1) Benefícios Complementares;
a.2) Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto.
b) As Normas para Uso dos Recursos de Reserva Técnica estão disponíveis em fapesp.br/rt.
c) Além da Reserva Técnica de Auxílios, também será concedida a Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa (RTI), conforme normas descritas em fapesp.br/rti.
Solicitações complementares
Solicitações Complementares são aquelas associadas aos objetivos do Auxílio vigente e cuja tramitação ou tratamento sofre alguma modificação em consequência dessa condição. As orientações para envio de solicitações complementares estão disponíveis em
. O conceito aplica-se a solicitações de Auxílio Pesquisador Visitante, Auxílio Publicação, Auxílio Participação em Reunião Científica, Auxílio Reparo de Equipamentos e a solicitações de Bolsas no País regulares e Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE).
Itens não financiáveis
Não são financiáveis salários de qualquer natureza, serviços de terceiros que não de natureza técnica e eventual, construções civis que redundem em aumento de área construída e materiais e serviços administrativos.
Outras vedações à utilização dos recursos concedidos pela FAPESP estão especificadas nas Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas e Auxílios e Bolsas, disponíveis em fapesp.br/normaspc.
2.3.3. Cessão da Base de Dados:Os dados obtidos como resultados da pesquisa financiada no âmbito desta Chamada serão de propriedade do Instituto Jô Clemente e deverão ser transferidos num prazo de até 3 (três) meses antes da entrega do relatório final.
2.3.4. Duração: O Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial poderá ter duração de até 60 meses, com a possibilidade de prorrogação por até 12 meses adicionais, em condições excepcionais e com justificativa aceita pela FAPESP.
3. Áreas do conhecimento
Com o objetivo de ampliar o conhecimento científico e inovações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) , a presente Chamada lança duas linhas temáticas para apresentação de Propostas de Pesquisa. Os proponentes deverão demonstrar excelência em pelo menos uma das seguintes grandes abordagens, não sendo obrigatório ter experiência prévia nas áreas temáticas centrais desta Chamada.
3.1. LINHA TEMÁTICA I – SAÚDE: Propostas que visem transformar descobertas científicas em benefícios clínicos para o diagnóstico e prognóstico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). São de interesse projetos que utilizem uma coorte de estudo já estabelecida e avaliem o impacto das intervenções na qualidade de vida:
a. Marcadores Biológicos: marcadores genéticos, epigenéticos, bioquímicos e imunológicos que influenciam o prognóstico clinico;
b. Tecnologias de Inteligência Artificial: Utilização e/ou desenvolvimento de ferramentas de IA para análise de dados clínicos, genéticos e fenotípicos e comportamentais, com o objetivo de manejo do TEA.
3.2. LINHA TEMÁTICA II – EDUCAÇÃO: Propostas de pesquisa que explorem e desenvolvam soluções inovadoras e inclusivas relacionadas a:
a. Capacitação e Formação: Criação e implementação de práticas baseadas em evidências que sejam sustentáveis a longo prazo, de baixo custo e altamente escaláveis, empregando recursos tecnológicos voltados para profissionais e/ou familiares;
b. Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Ensino Colaborativo aplicados ao TEA: Investigação e implementação de práticas pedagógicas flexíveis e personalizadas com objetivo de promover a autonomia, o desenvolvimento integral e a inclusão social.
4. Apresentação da pré-proposta
As solicitações de Auxílios à Pesquisa Regular (APR), Projeto Geração e Projeto Inicial (Pi) deverão ser feitas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), no endereço: fapesp.br/sage. No próprio SAGe, no link “Manuais”, é possível encontrar documentos que orientam o cadastramento de usuários, a preparação e submissão de propostas de Auxílio e a solicitação de cadastramento de Instituições.
Nesta primeira fase da análise, devem ser enviados todos os documentos listados no SAGe como necessários à etapa de Elegibilidade:
a) Sumário executivo (no máximo de 5 páginas) do projeto de pesquisa, contendo:
a.1) Título;
a.2) Resumo;
a.3) Justificativa;
a.4) Objetivos;
a.5) Metodologia Proposta;
a.6) Cronograma de Execução;
a.7) Entregáveis de Produção Técnico-Científica (artigos em periódicos, apresentações em congressos, podcasts, entrevistas, entre outros); e
a.8) Impacto
b) Orçamento a ser solicitado à FAPESP, contendo equipamentos e materiais permanentes, materiais de consumo, serviços de terceiros, Bolsas e os demais itens solicitados. O orçamento deve ser preenchido na aba R$/US$ da proposta no SAGe. O “Custo Total da Proposta” inclui a Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto, Benefícios Complementares, Provisão para Importação, Reserva Técnica Institucional, Bolsas, incluindo a Bolsa Geração, e as Reservas Técnicas destas Bolsas. Neste momento não há a necessidade de apresentação de 3 orçamentos para itens de material permanente solicitado, cujo valor supere dez salários mínimos. Os 3 orçamentos deverão ser anexados na proposta completa, se for o caso. Pequenos ajustes no orçamento apresentado nesta etapa poderão ser realizados nas propostas selecionadas para a apresentação da proposta completa.
c) Súmulas Curriculares do Pesquisador Responsável e dos Pesquisadores Associados que apoiarão a proposta, elaboradas conforme modelo FAPESP disponível em fapesp.br/sumula.
i. A súmula curricular deve conter a descrição da trajetória acadêmica dos candidatos que culminaram na elaboração da pergunta central do projeto. Informar eventuais interrupções decorrentes de licenças médicas, de maternidade e paternidade, cuidado com outras pessoas (p. ex., enfermos, idosos, pessoas com deficiência), indicando datas de início e fim. Podem também ser informadas circunstâncias que podem ter impactado o desempenho escolar e acadêmico.
ii. Novos critérios para a análise de propostas de auxílios, que considerem períodos de afastamento do solicitante em razão do advento de prole, de deficiência, de incapacidades temporárias ou de cuidados intensivos a pessoas enfermas, idosas ou com deficiência, são aplicáveis neste edital, conforme previsto na Portaria PR n. 171, de 06 de maio de 2024.
d) Os Pesquisadores Associados que participarão da equipe devem ser indicados na aba Dados Gerais do Projeto > Pessoas Envolvidas. Para que possam ser indicados na proposta, os Pesquisadores devem possuir cadastro no SAGe (preenchido completamente, caso contrário o SAGe não faz a vinculação) e confirmar sua participação no projeto. Não é necessário, na fase de proposta para enquadramento, indicar os demais membros da equipe, que poderão ser incluídos na fase de proposta completa, caso a pré-proposta seja enquadrada.
e) Certificados de conclusão da Graduação (para a modalidade Geração) e do Doutorado (para as modalidades Pi e Geração).
f) Histórico escolar de Doutorado do Pesquisador Responsável completo (para as modalidades Pi e Geração), emitido como documento oficial (com carimbo e assinatura ou com código de autenticidade). O histórico deve conter: os nomes das disciplinas por extenso; eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula do candidato; os critérios de aprovação (nota mínima) ou, alternativamente, declaração da Universidade informando quais são os critérios.
5. Submissão da proposta completa de pesquisa
Nesta segunda fase de análise, devem ser enviados todos os documentos listados no SAGe como necessários à etapa de Complementação da Proposta. O prazo para a complementação da documentação será de, no máximo, dois meses após a abertura da diligência enviada pela FAPESP via e-mail para o Pesquisador Responsável.
5.1. As propostas de pesquisa completas deverão ser submetidas no SAGe (fapesp.br/sage) até o dia 26 de maio de 2025.
5.2. Os candidatos que tiverem suas pré-propostas selecionadas serão convidados a realizarem a submissão da proposta completa, seguindo a documentação solicitada no SAGe.
A submissão das propostas para a FAPESP deverá ser, exclusivamente, via SAGe. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.
As propostas que não estejam em conformidade com os termos da presente Chamada não serão qualificadas para análise.
6. Análise Geral e Seleção
A avaliação do mérito científico considerará principalmente os seguintes aspectos:
a) O histórico acadêmico e a trajetória de pesquisa do Pesquisador Responsável:
i. Os candidatos devem estar em início de carreira, mas já possuir uma produção científica relevante para essa fase, conforme avaliação de sua Súmula Curricular disponível em fapesp.br/5266;
ii. O candidato deve demonstrar capacidade para coordenar um projeto de pesquisa de maneira independente, bem como liderar a criação de um novo grupo de pesquisa.
b) Em relação ao projeto de pesquisa:
i. Clareza na definição dos objetivos;
ii. Originalidade e relevância das contribuições propostas para a área do conhecimento em questão;
iii. Base científica inovadora e adequação dos métodos escolhidos;
iv. Coerência entre os recursos solicitados, relevância social e o impacto científico ou tecnológico esperado.
7. Cronograma
Anúncio da Chamada nos websites da FAPESP e do Instituto Jô Clemente |
16 de dezembro de 2024 |
Workshop online para esclarecimentos sobre a Chamada e as modalidades de apoio |
04 de fevereiro de 2025 |
Data limite para a submissão da pré-proposta |
26 de fevereiro de 2025 |
Anúncio dos Candidatos pré-selecionados para apresentação de propostas completas à FAPESP |
A partir de 16 de abril de 2025 |
Data limite para apresentação de propostas completas à FAPESP |
26 de maio de 2025 |
Notificação das propostas bem-sucedidas |
A partir de 20 de agosto de 2025 |
Os resultados finais serão anunciados tanto no website da FAPESP (fapesp.br) como no do Instituto Jô Clemente (www.ijc.org.br). Também será enviada aos interessados notificação direta dos resultados.
8. Contrato das propostas selecionadas
As propostas selecionadas serão objeto de um acordo de pesquisa (Termo de Outorga), por escrito, a ser assinado pelo Pesquisador Responsável em São Paulo, pela FAPESP, pelo Dirigente da Instituição.
9. Outras informações e pontos de contato para questões relativas a este Edital:
-
Todas as questões relacionadas a este Edital deverão ser dirigidas a:
FAPESP:
Fernanda Biondi, Coordenadora de Parcerias Nacionais da Gerência de Colaborações em Pesquisa, chamada-IJC@fapesp.br
Instituto Jô Clemente:
Gustavo Schiavo Matias, Coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do Centro Ensino e Pesquisa, gustavo.matias@ijc.org.br
Edward Yang, Gerente de Ensino e Pesquisa, edward.yang@ijc.org.br -
A FAPESP não concederá aos proponentes acesso a nenhum conteúdo de propostas concorrentes, considerando a existência de direitos autorais, de propriedade intelectual e a confidencialidade dos projetos científicos em andamento associados a elas.
-
A FAPESP não será responsável pela submissão de propostas incompletas devido a problemas técnicos de TI, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação e outros fatores que dificultem a transferência de dados.
-
Somente serão aceitas propostas submetidas através do sistema da FAPESP (SAGe), através do sistema do parceiro, e/ou outro formato que seja estabelecida na Chamada de Propostas.
-
Inscrições condicionais, tardias ou enviadas por correio, fax ou outro formato que não o estabelecido no edital não serão aceitas.
-
Não serão aceitas propostas submetidas após a data e, quando estabelecido, após o horário, definidos na Chamada de Propostas.
-
A submissão de uma proposta implica a aceitação das regras e condições estabelecidas nesta Chamada e na legislação aplicável, das quais o proponente não poderá alegar desconhecimento ou discordância.
-
As linhas específicas de cada Chamada de Propostas estarão disponíveis para assistência de segunda à sexta-feira, entre 09:00 e 16:00. Os demais canais de atendimento da FAPESP estarão disponíveis nos mesmos dias, nos seguintes horários: Converse com a FAPESP – das 8 às 17h; o atendimento telefônico – das 10 às 12h; atendimento para entrega de documentos presencialmente – das 9h às 16h.
-
Comunicações recebidas na FAPESP após às 16h00 da data limite de submissão de propostas não serão consideradas. Recomendamos fortemente submeter a proposta com antecedência.