Chamadas de Propostas

Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas – 2024/2025

CHAMADA DE PROPOSTAS ABC/FAPESP PARA SELEÇÃO DE BOLSAS ESTÍMULO A VOCAÇÕES CIENTÍFICAS (EVC)

A ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC), em parceria com a FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP), torna público o lançamento do presente edital associado ao Programa Aristides Pacheco Leão (PAPL) de Estímulo a Vocações Científicas e convida os Membros Titulares e Afiliados da ABC a apresentarem propostas em qualquer área do conhecimento. As Bolsas de Estímulo a Vocações Científicas – EVC são destinadas a estudantes de graduação cursando a partir do quarto semestre, para estágios de curta duração nos termos aqui estabelecidos.

1. Informações gerais

1.1. Os objetivos da presente iniciativa são:

1.1.1. Criar oportunidade para os alunos de graduação realizarem estágio de curta duração (entre 35 a 50 dias) em instituições de pesquisa, sendo obrigatoriamente recebidos por pesquisadores que sejam membros da Academia Brasileira de Ciências, conforme modalidades descritas no Anexo I.

1.1.2. Compartilhar as informações da experiência da mobilidade e do tema de pesquisa, com linguagem acessível, através da confecção de material de divulgação científica no formato de livre escolha. O material produzido poderá servir como divulgação da Chamada pela FAPESP e ABC.

1.1.3. É obrigatório que o estudante tenha contato comprovado com um projeto científico em andamento, com ou sem bolsa de iniciação científica.

1.2. Para o presente edital, de acordo com convênio firmado entre as duas Instituições, a FAPESP destinará até:

• Grupo 1: 60 Bolsas na modalidade EVC-IC para alunos do estado de São Paulo visitando Instituições de Ensino e Pesquisa em outros estados do Brasil;

• Grupo 2: 60 Bolsas na modalidade EVC-IC para alunos de outros estados visitando Instituições de Ensino e Pesquisa no estado de São Paulo.

1.3. Caso a quota destinada a cada grupo não seja atingida, ela poderá ser utilizada pelo outro grupo ou, em casos excepcionais, acrescentada a membros da ABC com demanda de inscritos e empate no processo de seleção.

1.4. Itens financiáveis: cada Bolsa na modalidade EVC compreende recursos para:

a) Manutenção do aluno de Iniciação Científica no país (conforme valor disponível em https://fapesp.br/valores/bolsasnopais, proporcional ao número de dias da visita - no máximo 50 dias). Importante: custos de transporte deverão ser pagos com o recurso de manutenção;

b) Até R$ 10 mil em recursos para realização do projeto de IC, que serão concedidos como material de consumo e serviços de terceiros. O orçamento apresentado no projeto será objeto de análise.

Deverão ser observadas as Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas, disponíveis em https://fapesp.br/normaspc.

2. Requisitos para solicitação

2.1. O orientador interessado deverá:

2.1.1. Ser, obrigatoriamente, membro titular ou afiliado na data do lançamento do edital da ABC - Academia Brasileira de Ciências e demonstrar condições para plena realização do estágio proposto por meio de fontes de fomento do Brasil ou do exterior.

2.1.2. Responder até 28 de junho de 2024 ao comunicado que será enviado pela FAPESP-ABC demonstrando interesse na recepção de aluno(s) no PAPL. Somente a partir dessa manifestação de interesse é que será divulgada uma lista de orientadores para os alunos interessados poderem escolher em qual local gostariam de estagiar.

2.1.3. Todos os membros da ABC interessados em receber bolsistas EVC do PAPL deverão estar cadastrados no SAGe (instruções no Anexo 2).

2.2. Os alunos interessados deverão:

a) ter matrícula ativa na graduação;

b) ter cumprido pelo menos 3 semestres do curso de graduação na data de realização da visita;

c) apresentar histórico escolar excelente;

d) apresentar carta de motivação, explicitando o motivo de ter escolhido o acadêmico e o projeto;

e) participar de estágio de IC (com ou sem Bolsa). No caso de bolsistas FAPESP, é permitida a concomitância de Bolsa para EVC, cabendo a decisão sobre a interrupção da Bolsa ao orientador/bolsista. Para as Bolsas de outro agente financiador, é necessário observar as normas e regras sobre concomitância da Agência. Em ambos os casos o bolsista deve ser responsável pelos trâmites necessários para o afastamento; e

f) apresentar carta de recomendação do orientador responsável pelo estágio de IC (não é o orientador do estágio EVC).

2.2.1. A partir de 01/07/2024 os alunos candidatos interessados já poderão consultar a lista dos laboratórios e respectivos pesquisadores membros da ABC que estão disponíveis para estágio nos seguintes links:

• Instituições no estado de São Paulo: https://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2024/07/PAPL-2024-2025-LABORATORIOS-SP.pdf

• Instituições em outros estados do Brasil: https://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2024/07/PAPL-2024-2025-LABORATORIOS-FORA-DE-SP.pdf

2.2.2. Após definição de qual laboratório o candidato gostaria de visitar, o aluno deverá preencher o formulário que estará disponível entre os dias 01 e 28 de julho de 2024, específicos para:

• Estudantes do estado de São Paulo que visitarão outros estados: https://forms.office.com/r/DE1Cmz1CyR

• Estudantes de outros estados que visitarão o estado de São Paulo: https://forms.office.com/r/UyTDhCx89m

3. Etapas de análise

3.1. Após a manifestação de interesse de orientadores (item 2.1.2) e alunos (item 2.2.2), todos os alunos inscritos (critérios de acordo com o item 2.2 acima) para cada orientador serão avaliados pelo Comitê Gestor da Chamada (CG) composto por membros da FAPESP e ABC a fim de selecionar o(s) aluno(s) por orientador.

3.2. O CG selecionará o número de pares (orientador-aluno) de acordo com o número de membros que abrirem seus laboratórios para o PAPL a cada ano (item 2.2.1 acima). A lista de pares será divulgada na página da chamada na FAPESP (https://fapesp.br/vocacoes2024) e da ABC (https://www.abc.org.br/papl) a partir do dia 30 de agosto de 2024.

3.3. No período entre 01 de setembro a 15 de outubro de 2024 as propostas dos pares selecionados (orientador-aluno) deverão ser submetidas no sistema eletrônico da FAPESP - SAGe, pelo pesquisador responsável, orientador do candidato.

3.4. Todos os selecionados para submeter a proposta (orientador e aluno) deverão obrigatoriamente ter cadastro no SAGe (sistema eletrônico da FAPESP – instruções no Anexo 2) e darem o aceite para submissão da proposta.

3.5. Todos os documentos listados como obrigatórios e solicitados no sistema SAGe deverão ser parte da submissão. O Plano de Trabalho deverá ser apresentado em, no máximo, duas (2) páginas contendo:

a) título;

b) resumo das atividades, incluindo cronograma, a serem cumpridas pelo bolsista.

3.6. O julgamento dos pedidos submetidos no SAGe será feito pelo Comitê Gestor FAPESP-ABC. O Comitê Gestor escolherá os melhores Planos de Trabalho considerando três critérios:

(i) Carta de motivação;

(ii) Adequação do cronograma frente às atividades propostas;

(iii) Aderência do Plano de Trabalho à pesquisa em andamento na Instituição Anfitriã.

3.7. Ao término do estágio, o bolsista deverá prestar contas de acordo com o que constar do Termo de Outorga e submeter relatório das atividades científicas desenvolvidas no formato descrito no item 7.1.

4. Período da visita e duração

4.1. O período da visita para a realização das atividades não poderá prejudicar as atividades acadêmicas. Cabe ao bolsista tomar as providências cabíveis para comunicações e afastamento junto à instituição de pesquisa e/ou orientador da pesquisa em andamento.

A duração da visita deverá ser de, no mínimo, 35 dias e, no máximo, 50 dias. Na expectativa de acomodar os diferentes calendários, a partir de 2025, as visitas poderão ocorrer entre janeiro e julho.

5. Termo de Outorga

5.1. A concessão dos recursos será feita através de Bolsa concedida pela FAPESP, em que o pesquisador proponente (orientador) e o bolsista serão responsáveis por todas as obrigações contratuais, aprovação e envio dos Relatórios Científicos do bolsista e Prestações de Contas.

6. Execução e acompanhamento

6.1. Caberá à FAPESP fazer o acompanhamento da execução dos projetos, podendo recorrer à ABC quando necessário.

7. Encerramento

7.1. O encerramento das propostas contempladas será feito por meio das seguintes etapas e instrumentos:

a) Apresentação de material de divulgação científica, que será avaliado como Relatório Científico final, no formato de livre escolha e com linguagem acessível (vídeos, podcast, entre outros) relatando a experiência da mobilidade e do tema de pesquisa. É obrigatório identificar o apoio da FAPESP e da ABC no material produzido, assim como a utilização dos respectivos logos;

b) Prestação de Contas final com apresentação de comprovantes de despesas de acordo com as exigências da FAPESP e do estabelecido no Termo de Outorga.

8. Cronograma

Atividade

Período

Divulgação da Chamada

29 de maio de 2024

Comunicação aos orientadores

Até 7 de junho de 2024

Manifestação de interesse - orientadores

Até 28 de junho de 2024

Divulgação dos orientadores/laboratórios

1º de julho de 2024

Manifestação de interesse - alunos

1º de julho a 28 de julho de 2024

Pré-seleção para definição dos pares aluno-orientador

30 de agosto de 2024

Período de submissão dos pares no SAGe -FAPESP

1º de setembro a 15 de outubro de 2024

Período de análise dos Planos de Trabalho

16 de outubro a 30 de outubro de 2024

Divulgação dos resultados

A partir de 1º de novembro de 2024

9. Informações adicionais

Ver o infográfico disponível no Anexo 3. Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos exclusivamente pelo e-mail da Chamada: chamada-evc@fapesp.br.

Anexo 1 – Bolsistas por Categorias de Membros da Academia Brasileira de Ciências

As categorias de membros da ABC habilitados para este programa são:

Membros Titulares: Poderão receber até 2 alunos de Iniciação Científica.

Membros Afiliados: Poderão receber 1 aluno de Iniciação Científica.

Anexo 2 – Orientações para cadastro no SAGe e confirmação de participação na proposta

Todos os membros titulares e afiliados da ABC interessados em receber bolsistas EVC do PAPL e seus respectivos alunos pré-selecionados deverão estar cadastrados no SAGe (www.fapesp.br/sage).

Para isso, clique no link “Sem cadastro?” da tela de abertura do sistema. Entre com os seus dados iniciais e clique em “Confirmar”. O sistema solicitará dados adicionais e dados de identificação.

A identificação escolhida não pode estar associada a nenhum usuário já cadastrado. Após preencher todos os campos restantes, clique em “Salvar”.

Verifique seu e-mail para validação do cadastro. Além disso, os alunos pré-selecionados deverão confirmar a participação na proposta elaborada pelo orientador da ABC. Esse passo é necessário para que a proposta possa ser submetida.

Para isso, o aluno deve clicar na opção “Propostas de que Participo”, no item “Propostas” do menu principal. Será mostrada a lista das propostas para as quais você deve confirmar sua participação.

Clique em “Confirmar Participação”, no alto da tela e, em seguida, no botão “Confirmar”.

Anexo 3 – Infográfico da Chamada


Página atualizada em 01/07/2024 - Publicada em 28/05/2024